Concrete Show 2025: saiba como foi a participação da AEI e seus associados no evento
- assessoria02
- 5 de set.
- 3 min de leitura

A 16ª edição do Concrete Show South America - maior evento da cadeia da construção civil na América Latina - aconteceu entre os dias 19 e 21 de agosto, em São Paulo (SP). Com mais de 450 expositores nacionais e internacionais, cerca de 25 mil visitantes e uma área de mais de 30 mil m², a feira trouxe lançamentos, inovações tecnológicas, novas soluções e oportunidades de negócios e aprendizado técnico para os participantes.
Neste ano, o evento contou com o apoio institucional da AEI (Associação de Engenharia de Impermeabilização), que marcou presença de forma expressiva por meio de seus associados, tanto na área de exposição quanto na programação do Congresso Construindo Conhecimento. Ao todo, o Congresso reuniu mais de 120 especialistas em mais de 50 horas de conteúdo técnico.
Empresas associadas à AEI como Viapol, Penetron e Sika participaram como expositoras, divulgando soluções e tecnologias voltadas à durabilidade, sustentabilidade e desempenho das estruturas de concreto.
Um painel exclusivo para a impermeabilização
Um dos destaques da programação do Concrete Show foi o painel “Impermeabilização Inteligente: soluções para cada tipo de construção”, realizado no último dia do evento, no Congresso Construindo Conhecimento.
Com moderação da engenheira Maressa Menezes, associada da Impersolutions, o debate também contou com os associados José Miguel Morgado (diretor do Instituto Brasileiro de Impermeabilização) e Alan Lima (Vedacit), que abordaram de forma sistêmica o processo completo da impermeabilização, do projeto às etapas de execução, passando pela escolha de materiais, manutenção e responsabilidade técnica.
Segundo Maressa Menezes, o painel teve como objetivo demonstrar a importância de enxergar a impermeabilização como um sistema integrado e essencial à durabilidade das construções.
“Foi um espaço de troca e aprofundamento técnico. Discutimos desde as particularidades dos sistemas construtivos até a importância da manutenção e da atuação coordenada dos profissionais envolvidos. Um aspecto importante abordado foi o trabalho em conjunto e as responsabilidades de todos os profissionais envolvidos na impermeabilização”, explicou.
Outros especialistas ligados à AEI também contribuíram com temas relevantes para o evento. O engenheiro Cesar Henrique Daher, do IDD Educação Avançada, destacou a importância de discutir patologias como a Reação Álcali-Agregado e a formação de etringita tardia, que afetam diretamente a durabilidade das estruturas, e apresentou soluções sustentáveis que aliam desempenho e redução de impactos ambientais.
“Participar do Concrete Show representando o IDD foi, para mim, uma experiência muito enriquecedora. Estar em um evento desse porte, que conecta profissionais, empresas e especialistas do Brasil e do mundo, reforça o quanto nossa área pode avançar no tema sustentabilidade na construção civil”, declarou.
Inovação e sustentabilidade em foco
Representando a Penetron Internacional, Emilio Minoru Takagi participou de dois espaços na programação: o congresso técnico e a Arena 120. Além de abordar tecnologias como concretos autocicatrizantes e antimicrobianos, Takagi também lançou a versão em português do livro Cracking the Injection CODE, do qual é coautor.
“É gratificante ver como o Concrete Show se tornou um ambiente privilegiado para impulsionar a inovação e fortalecer a engenharia. Recebemos inúmeros clientes e amigos em nosso estande de todas as regiões do Brasil, e também pessoas do Peru, Argentina e Chile, o que mostra a dimensão internacional do evento”, afirmou.
Na mesma linha, Michelle Nespoli, da empresa associada Sika, participou de um painel sobre o mercado de carbono e os desafios da construção civil na redução de emissões de gases de efeito estufa.
“Discutir sustentabilidade é essencial. O setor precisa assumir seu papel e buscar caminhos para construir com mais responsabilidade ambiental”, destacou.
Além desses nomes, outros profissionais de empresas associadas à AEI também estiveram presentes na programação técnica do congresso, como Manfredo Belohuby (Sika), que participou de dois painéis sobre impressão 3D em concreto; Ulisses Mendes Grizotti (Penetron Brasil), com foco em obras de saneamento; e Jorge Luiz de Aquino Lima (Viapol), que abordou a proteção das estruturas contra carbonatação e migração de cloretos.
A programação também contou com uma mesa técnica promovida pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), intitulada “IBI Talks: A importância da Impermeabilização – Qualidade, Desempenho e Sustentabilidade”, com a participação de nomes como Jorge Lima, José Mário Andrello, Thiago Vallotti e Robertinho Rodrigues.
A edição de 2026 do Concrete Show já tem data marcada. Será nos dias 25, 26 e 27 de agosto.
CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO!








































Comentários