Projeto “Mulheres em Obra”, idealizado por associadas da AEI, é indicado ao Prêmio Seconci-SP
- assessoria02
- 8 de mai.
- 2 min de leitura

A construção civil brasileira deu mais um passo importante rumo à inclusão e à equidade de gênero. O projeto “Mulheres em Obra”, idealizado pela Siciliano Engenharia em parceria com a Viapol – ambas associadas da AEI (Associação de Engenharia de Impermeabilização) – foi indicado ao 9º Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho de 2025, na categoria Melhores Práticas de ESG.
A iniciativa, que visa promover a capacitação técnica de mulheres na área de impermeabilização, já é reconhecida como um marco na transformação social dentro do setor. Com foco na inclusão feminina em um segmento ainda predominantemente masculino, o projeto está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da ONU, que defende a igualdade de gênero, o fim da discriminação e da violência contra mulheres, além de garantir a participação plena das mulheres em diferentes áreas da sociedade, de forma digna e justa.
“Por muitos anos, a construção civil foi um ambiente predominantemente masculino. Embora isso esteja mudando, ainda há um longo caminho a percorrer e melhorar. Se esse projeto avançar, toda a categoria da impermeabilização ganha. Será uma conquista para todos que vai valorizar ainda mais a relevância da nossa atividade”, destaca Bruna Siciliano, diretora técnica e comercial da Siciliano Engenharia.
Ela também adiantou que negocia, junto à Prefeitura de São Paulo, a criação de um programa de creches voltado exclusivamente para participantes do projeto, que deverá ser colocado em prática em uma nova fase da iniciativa. “A ideia é que São Paulo seja um case de sucesso e que isso se replique em outros estados, tornando-se uma ação conjunta de políticas públicas, iniciativa privada e sociedade civil”, completa.
A proposta recebeu indicação ao prêmio por seis construtoras e concorre em uma das categorias mais relevantes da premiação, que busca reconhecer práticas exemplares de saúde, segurança e sustentabilidade no setor da construção.
A edição 2025 do Prêmio Seconci-SP, promovido em parceria com o SindusCon-SP, é considerada a maior premiação do setor no estado de São Paulo.
Para a AEI, a indicação de um projeto com esse impacto representa o compromisso cada vez mais crescente de seus associados com a responsabilidade social, com práticas sustentáveis e com a inovação.
“Projetos que valorizam a representatividade feminina na construção civil são fundamentais para transformar realidades e romper barreiras históricas”, afirma a arquiteta e urbanista Camila Grainho, integrante da diretoria da AEI.
“Na área de impermeabilização, onde ainda há uma presença tímida de mulheres, é essencial incentivar a participação feminina, promovendo diversidade, reconhecimento, e excelência técnica. Os desafios são grandes, mas o cenário vem mudando positivamente ao longo dos anos”, complementa.
A AEI parabeniza a Siciliano Engenharia e a Viapol pela dedicação na criação do projeto “Mulheres em Obra” e reforça seu apoio a iniciativas que contribuam para um futuro mais justo, inclusivo e qualificado no setor da impermeabilização.
Os vencedores do Prêmio Seconci-SP serão anunciados no final de 2025.
Estamos na torcida!
Comentarios