top of page

Obra de restauração do Palácio Capanema contou com projetos de impermeabilização de associadas da AEI


Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Após quatro anos de restauração e um investimento de R$ 84,3 milhões, o icônico Palácio Capanema, localizado no Centro do Rio de Janeiro, será reinaugurado no próximo dia 20 de maio. Símbolo da arquitetura modernista brasileira, o edifício foi construído entre 1937 e 1945, projetado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. A partir de agora, ele será transformado em um centro cultural aberto ao público, preservando sua história e reforçando seu valor patrimonial para os cariocas.


Entre os destaques da restauração estão os jardins suspensos projetados por Roberto Burle Marx, localizados no segundo andar e no terraço. Para garantir a preservação e funcionalidade do local, foi realizada uma obra completa de impermeabilização na área de convivência da cobertura — um trabalho de alta complexidade que contou com a atuação direta de duas empresas associadas à AEI (Associação de Engenharia de Impermeabilização).


O projeto de impermeabilização foi desenvolvido pela Cetimper Consultoria, enquanto a execução ficou a cargo da Impermaster Engenharia. Ambas as empresas possuem sólida experiência no setor.


É uma honra para a AEI ver empresas associadas participando de uma obra tão emblemática para a história da arquitetura no Brasil. A presença da Cetimper e da Impermaster no Palácio Capanema demonstra o nível de qualificação técnica que buscamos promover em nosso segmento”, destaca Renato Giro, presidente da AEI.

A engenheira Thais Miranda, sócia da Cetimper Consultoria, relembra os desafios enfrentados na primeira fase da obra. “O projeto de impermeabilização foi executado entre 2017 e 2018, e foi um trabalho extremamente desafiador porque existiam vários elementos que precisavam ser preservados, como os desenhos dos jardins, portas, janelas, painéis e até mesmo esculturas. Participamos de diversas reuniões técnicas e tivemos que ter muito cuidado em cada etapa. Foi um projeto complexo, mas que nos trouxe uma grande gratificação por contribuir com algo tão importante para a cultura da cidade”, afirma.


Daniel Montes Rios, sócio da Impermaster Engenharia, avalia positivamente os resultados obtidos durante a execução do projeto: “A revitalização do prédio do antigo MEC, conhecido como Palácio Capanema, incluiu a reimpermeabilização de todas as lajes externas, algumas delas com desafios especiais, como as áreas com projetos paisagísticos e outras que cobriam espaços internos onde obras de arte de imenso valor estavam sendo restauradas simultaneamente”. 


O prédio está instalado em uma área 27.536 m². Segundo Daniel, por se tratar de um patrimônio histórico, a intervenção exigiu extremo cuidado e responsabilidade. 


Após a instalação da manta, todas as áreas foram testadas com equipamento eletrônico antes do teste de alagamento. Em perfeita colaboração com a construtora, mantivemos as áreas isoladas durante todas as fases da impermeabilização para evitar danos de outras atividades ao longo do processo. A Impermaster se orgulha muito de ter participado desse projeto tão relevante para o Rio de Janeiro e para a memória nacional”, complementa Daniel.
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A restauração do Capanema também preservou itens históricos, como os azulejos de Candido Portinari e Paulo Osir, o mobiliário de época, afrescos restaurados, luminárias e os característicos pilotis idealizados por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e equipe. No topo do prédio, foi instalado um novo café, que promete atrair visitantes para o terraço com vista para o Centro do Rio, o Aterro do Flamengo e o Pão de Açúcar.


A atuação de empresas integrantes da AEI nesta importante obra de restauração no Rio de Janeiro evidencia a importância de contar com profissionais certificados em projetos de alta complexidade. Para quem busca soluções confiáveis em impermeabilização, a associação segue sendo referência no setor.


Construtoras, arquitetos, órgãos públicos, síndicos e demais interessados encontram na associação uma fonte segura para projetos de todos os portes”, finaliza Renato Giro.

VEJA TAMBÉM:


CONFIRA ALGUMAS FOTOS DA EXECUÇÃO DA OBRA DE IMPERMEABILIZAÇÃO:




Comments


  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
Logo-Antiga-com-modificações-da-Larissa.

(21) 3860-1685

(21) 97494-4083
aei@aei.org.br

Rua São Cristóvão, 617, sala 301
São Cristóvão – 20940-001
Rio de Janeiro – RJ - Brasil

NOVA-LOGO-2024-ESTÚDIO-DE-ARTE-FUNDO-BRANCO-DESENVOLVIDO-POR.png
bottom of page